Laboratório de Fisiologia da Cognição
Chefe do Laboratório: Ricardo Gattass
Programa Temático: Neurobiologia
logo_LFCOG
Docentes:
Apresentação:

O Laboratório de Fisiologia da Cognição (LFCOG) há várias décadas dedica-se aos estudos cognitivos em humanos e outros primatas, e suas linhas de pesquisa têm sido pioneiras na investigação dos processos perceptuais e cognitivos. Primatas não-humanos (macacos) e humanos são estudados principalmente por meio de técnicas eletrofisiológicas e anatômicas.

O Laboratório desenvolve pesquisas principalmente da organização do córtex visual, suas áreas, localização, topografia, conexões, organização modular, e a plasticidade dos mapas corticais. As contribuições nessas áreas de estudo incluem o entendimento de alguns dos mecanismos que integram o sistema visual, a segregação das vias paralelas do processamento visual, a topografia do corpo geniculado lateral e de estruturas corticais visuais.

O grupo vem desenvolvendo um novo método para estudar a organização funcional do córtex visual, através do emprego de arranjos compostos por múltiplos eletródios, denominado imageamento eletrofisiológico (electrophysiological imaging) que está sendo utilizado com a finalidade de revelar organizações colunares ainda não conhecidas do córtex visual, assim como a plasticidade dos mapas corticais e as propriedades dos campos receptivos após a realização de micro lesões na retina de primatas não-humanos. Uma nova linha de pesquisa do laboratório é direcionada para o estudo das atividades elétrofisiológicas em humanos através de eletroencefalografia promediada (potenciais relacionados a eventos).

O grupo possui intercâmbios nacionais com outros laboratórios dentro da mesma universidade, a UFRJ, assim como em outras universidades brasileiras, com professor Sergio Neuenschwander e Kerstin Schmidt do Instituto do Cérebro da UFRN, com a professora Ana Karla Jansen de Amorim da UFPA e com o professor Jerome Baron do ICB da UFMG.

Também de extrema importância são os intercâmbios internacionais: como com o Dr. Thomas Albright do Salk Institute, San Diego, CA; com a Dra. Leslie Ungerleider do NIH, Bethesda, MD; com o Dr. Marcello Rosa do Center Vision, Melborn University, Austrália; e com a Dra. Leah Krubitzer do Center for Neurociências, University of California, Davis, CA.

O Laboratório de Fisiologia da Cognição recebe financiamento de diversas agências de fomento à pesquisa científica nacionais: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);e  Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Linhas de Pesquisa:
  • Subprojeto 1: Estudo das aferências da segunda área visual (V2) do Cebus.
  • Subprojeto 2: Módulos de V2 com projeção córtico-tectal no Cebus.
  • Subprojeto 3: Estudo da Distribuição Tangencial de Citocromo C Oxidase na Área Visual Primária de Primatas Humanos com lesão retiniana.
  • Subprojeto 4: Plasticidade do núcleo geniculado lateral dorsal após lesões retinianas em Cebus apella
  • Subprojeto 5: Efeito da inativação gabaérgica das áreas visuais V2, V4, MT e pulvinar sobre a seletividade direcional de neurônios da área visual V2.
  • Subprojeto 6: Módulos de V2 e oscilações. Projeto de Tese de Mestrado de Maria Florentino.
  • Subprojeto 7: Organização do pulvinar em Sapajus e Macaca.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Eletrofisiologia de neurônios isolados, traçadores neuro-anatômicos, histoquímica para citocromo oxidase, acetil colinesterase, NADP-diaforase, toxina colérica, SMI-32, CAT-301, calbindina e parvalbumina.

Modelo/Organismo de estudo:

Primatas humanos e não humanos (Sapajus e Callitrix).

Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Livro mais relevante do Laboratório:

GATTASS, R.; SOARES, J. G. M.; LIMA, B. (2018) The Pulvinar Nucleus in Primates. Adv Anat Embryol Cell Biol. (Nature) 225:1-56.

Equipe

Pós-Docs:

Ana Karla Jancen de Amorim

Alunos de Doutorado:

Vânio Bonfim da Silva

Marcio Luiz Nascimento Silva

Alunos de Mestrado:

André da Silva Pereira

Daniel Cordeiro Marques

Maria Machado Florentino

Amaro Rodrigo de Almeida Correia

Alunos de Iniciação Científica:

Paulo Victor de Figueiredo das Chagas

Giulia Fernandes Pinheiro Cardoso

Corpo Técnico:

Edil Saturato Filho

Liliane Pontes Motta

Maria Thereza A. Monteiro

Link de acesso para maiores informações sobre o Laboratório: www.tecgraf.puc-rio.br/visualcortex/index.html

Contato telefônico: (21) 3938-6561 ou 6541

Clique aqui para enviar e-mail para o chefe do laboratório

Laboratório em 1996
PRONEX 1990