Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular
Chefe do Laboratório: Antônio Carlos Campos de Carvalho
Programa Temático: Medicina Regenerativa
Docentes:
Docentes Colaboradores:
Apresentação:
O Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular, anteriormente denominado Laboratório de Membranas Excitáveis, foi criado em 1985. Inicialmente, o Laboratório se dedicou ao estudo de canais iônicos, com especial ênfase nas junções comunicantes, e, ao longo dos anos, expandiu suas áreas de interesse. Atualmente o Laboratório se dedica ao estudo de células-tronco em diversos modelos que incluem: a modelagem de doenças cardíacas usando células de pluripotência induzida humanas (iPS); o efeito terapêutico das células-tronco pluri e multipotentes em doenças cardíacas e hepáticas usando modelos animais e o processo de envelhecimento.
Linhas de Pesquisa:
- Células-tronco embrionárias.
- Células-tronco de pluripotência induzida
- Células estromais mesenquimais.
- Terapias celulares para doenças cardíacas.
- Terapias celulares para doenças hepáticas.
- Bioengenharia de órgãos e tecidos.
- Modelagem de doenças.
- MicroRNAs no diagnóstico e terapêutica de doenças cardíacas.
- Envelhecimento
Principais técnicas/metodologias utilizadas:
Cultivo celular, citometria de fluxo, ELISA, PCR, RT-PCR, microarranjos de ácidos nucleicos, edição de genomas, sequenciamento de nova geração (NGS), eletrofisiologia, imageamento de animais (ultrassonografia, bioluminescência), proteômica e metabolômica.
Modelo/Organismo de estudo:
Infarto do Miocárdio, Doença de Chagas, Envelhecimento, Parabiose iso e heterocrônica, Doenças cardíacas de origem genética (PRKAG2 e canalopatias) e Cardiomiopatia Induzida por Quimioterápicos, Cirrose Hepática, Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, Hepatectomia/ camundongos e ratos.
Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe
Pós-Docs:
Gustavo Monnerat Cahli,
Helba Cirino de Souza Barboa
Izabella Pereira da Silva Bezerra
João Paulo Cavalcanti de Albuquerque,
Karina Dutra Asensi
Lanuza Faccioli
Paulo César Arantes
Raiana Andrade Quintanilha Barbosa
Alunos de Doutorado:
Beatriz Toja de Miranda
Bruno Andrade Paranhos
Isabela de Carvalho Leitão
Keyla Cristiny da Silva Coutinho
Marcio Lassance,
Maria Antonia Ribeiro de Souza Sampaio
Marlon Lemos Dias
Raphaela Pires Ferreira
Thays Ribeiro Rodrigues de Almeida
Victor Jun Konno Secomandi
Alunos de Mestrado:
Jessica Oliveira Fraga
Julia Helena Oliveira de Barros
Rafael Campos Silva de Menezes
Victor Hoff
Alunos de Iniciação Científica:
Cíntia Marina Paz Batista
Giovanna Rodrigues Silva
Ricardo Martins Santos
Victória Teixeira do Nascimento Pereira
Corpo Técnico:
Ana Célia Sá de Carvalho
Cibele Ferreira Pimentel
Michelle Lopes Araújo Christie
Cleusa Schafhauser
Dilza Pereira Balteiro de Campos
Contato telefônico: (21) 3938-6559
Sala de cultura de células de origem animal. Sala equipada com cabine de segurança biológica A2 que permite o trabalho de dois pesquisadores simultaneamente. Conta com microscópio invertido e estufas para cultivo celular em condições de normóxia e hipóxia.
Sala de cultura de células de origem humana em ambiente micoplasma-free utilizada para geração e cultivo de células iPS paciente-específicas e para experimentos de edição gênica por CRISPR-Cas9. Sala de cultura equipada com cabines de segurança biológica A2 individualizadas onde o pesquisador conta com o suporte de microsocópio invertido com sistema de captura de imagens de alta resolução e visualização das culturas celulares em monitor de 18,5”. Os experimentos de edição gênica por CRISPR-Cas9 são realizados com o auxílio de equipamento para eletroporação/ nucleofecção. Ainda nesta sala é realizado o acompanhamento do perfil eletrofisiológico de culturas de cardiomiócitos de forma estéril durante dias seguidos com o equipamento Multieletrode Array.
Estrutura de Biologia Molecular. Nosso laboratório conta com vasta estrutura de biologia molecular compreendendo equipamentos de PCR em tempo real (RT-qPCR), termocicladores, equipamento de microarranjo de RNA, sequenciadores de próxima geração, além de sistema de automatizado que permite o isolamento single cell por microfluídica permitindo a análise genômica e transcriptômica de uma única célula.
Equipe LCCM. Toda a estrutura só faz sentido com o trabalho de nossa equipe que conta com alunos de graduação, pós-graduação, técnicos e professores. O caráter multidisciplinar do grupo proporciona um ambiente fértil para troca de idéias e realização de projetos nas áreas de doenças cardíacas, hepáticas e seus impactos no processo de envelhecimento. Para isso, desenvolvemos desde modelos em animais, passando pela bioengenharia de tecidos até a modelagem in vitro de doenças genéticas estudadas em células humanas paciente-específicas.