Programas Temáticos do IBCCF

IBCCF | UFRJ

Programas Temáticos
do IBCCF

IBCCF | UFRJ
Laboratório Intermediário de Imunologia e Bioquímica de Doenças Parasitárias
Chefe do Laboratório: Ana Acácia Pinheiro Caruso Neves
Programa Temático: Fisiologia e Biofísica Celular
Apresentação:

O Laboratório de Imunologia e Bioquímica de Doenças Parasitárias (LIBDP) desenvolve estudos sobre os mecanismos moleculares envolvidos na patogênese da malária grave, incluindo doença renal aguda e malária cerebral. Mais especificamente, objetivamos compreender a participação de sistemas proteolíticos (RAS, KKS, CAS) na adesão endotelial de eritrócitos infectados, lesões microvasculares e evolução da doença. O LIBPD além de desenvolver as atividades de pesquisa, contribui com a formação de recursos humanos qualificados e incentiva fortemente o pensamento científico em alunos de iniciação científica de graduação e nível médio.

Linhas de Pesquisa:
  • Estudo das relações entre sistema calicreína-cinina e vias de ativação por contato na disfunção endotelial durante a malária grave.
  • Papel do sistema renina-angiotensina na inflamação crônica e doença vascular durante a malária grave.
  • Mecanismos de sinalização celular induzidos pelo eixo AngII-AT1 na regulação de células T malária-específicas.
  • Papel do sistema renina-angiotensina no estabelecimento e progressão da doença renal associada a malária (malaria acute kidney injury – MAKI).
Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Análises histológicas e histomorfométricas, microscopia óptica de campo claro e de fluorescência (com análise confocal), Western blotting, imunohistoquímica, citometria de fluxo, ELISA, espectrofotometria, cultura de células e experimentação animal.

Modelo/Organismo de estudo:

1. Plasmodium falciparum – Reprodução do ciclo eritrocítico de Plasmodium falciparum in vitro, através de culturas de eritrócitos humanos infectados.

2. Plasmodium berghei ANKA – Modelo de malária cerebral experimental, através da infecção de camundongos susceptíveis C57BL/6.

3. Células endoteliais da microvasculatura de cérebro humano (BMEC) – modelo de células endoteliais presentes na barreira hematoencefálica, sítio de adesão de eritrócitos infectados por Plasmodium falciparum.

Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe

Alunos de Doutorado:

Rayssa da Silva Farias

Rodrigo P. Silva de Aguiar

Alunos de Mestrado:

Jeovane Sousa Barros

Paulo F. R. Barahuna Filho

Romário Pinheiro Lustosa

Alunos de Iniciação Científica:

Ilanna de Souza Carvalho

Sarah Aparecida dos Santos Alves

Corpo Técnico:

Douglas Esteves Teixeira