Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antonio Paes de Carvalho
Chefe do Laboratório: Jose Hamilton Matheus Nascimento
Programa Temático: Medicina Regenerativa
Docentes:
Fernando de Azevedo Cruz Seara
Docentes Colaboradores:
Leonardo Maciel de Oliveira Pinto
Apresentação:
Desde sua fundação, o Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antonio Paes de Carvalho tem se dedicado ao estudo das propriedades eletrogênicas do coração. Ao longo de sua trajetória, ampliou suas áreas de interesse para investigar os aspectos fisiopatológicos de diversas doenças cardiovasculares, com destaque para as disfunções eletromecânicas do coração e vasos sanguíneos. Atualmente, os projetos de pesquisa do laboratório concentram-se no estudo das bases fisiológicas do envelhecimento cardiovascular e nos impactos de condições como a cardiopatia chagásica, isquemia/reperfusão, hipertensão arterial, cardiotoxidade por fármacos e metais pesados e insuficiência cardíaca. Os principais objetivos incluem a compreensão dos mecanismos patogênicos e fisiopatológicos em nível celular e molecular, com atenção especial à função mitocondrial e às interações com diversas comorbidades cardiometabólicas. Além disso, os projetos exploram o potencial de terapias farmacológicas e biotecnológicas emergentes, como vesículas extracelulares de células-tronco pluripotentes, transferência mitocondrial, fármacos senolíticos e moduladores de canais iônicos. Para atingir esses objetivos, o laboratório utiliza uma variedade de métodos e técnicas, incluindo registros da atividade elétrica, mecânica e hemodinâmica do coração e vasos em modelos in vivo, ex vivo e in vitro, além de abordagens bioquímicas, imunológicas, histológicas e moleculares.
Linhas de Pesquisa:
- Isquemia e reperfusão cardíaca: mecanismos endógenos e exógenos de cardioproteção.
- Hipertensão arterial: mecanismos fisiopatológicos e estratégias terapêuticas farmacológicas.
- Autoimunidade na doença de Chagas.
- Bases fisiológicas do envelhecimento cardiovascular e desenvolvimento de senoterapias.
- Fisiologia mitocondrial e efeitos da transferência mitocondrial em doenças cardiovasculares.
- Cardiotoxidade e mitotoxidade por fármacos e metais pesados.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:
Técnica de Langendorff (coração isolado perfundido com solução salina fisiológica); técnicas eletrofisiológicas: eletrocardiograma; microeletródio intracelular para registro de potencial de ação; Patch-clamp para registro de corrente iônica; Multi-Electrode Array para registro de potencial de campo em cultura de células; registro de tensão muscular por miógrafo de Mulvany; técnica de registro de pressão sanguínea por cateterismo; técnicas cirúrgicas para análise de infarto in vivo; avaliação de função mitocondrial por oximetria; espectrofluorimetria; PCR e western blotting.
Modelo/Organismo de estudo:
Modelos in vivo com ratos e camundongos selvagens e geneticamente modificados; modelos ex vivo de coração e vaso sanguíneo isolados; modelos in vitro com cultivo de células cardíacas e mitocôndrias isoladas.
Cinco publicações mais relevantes do laboratório:
Equipe
Docentes/Colaboradores:
Fernando de Azevedo Cruz Seara
Leonardo Maciel de Oliveira Pinto
Pós-Docs:
Gabriel Araujo Grilo
Alunos de Doutorado:
Ygor Schleier
Keyla Cristiny da Silva Coutinho
Alunos de Mestrado:
Cleber Vieira
Gabriel Souza
Islaine Menezes
Itanna Souza
Maria Eduarda Pavarino
Alunos de Iniciação Científica:
Ana Carolina Pereira
Marcella Coutinho
Rodrigo Veras
Ana Paula Cavalcante
Juliana Ferreira
Domenique Raboeira
Eduardo Villeroy
César Francisco Maricato
Caroline Moraes
Brenda Rodrigues
Laís Marinho
Contato telefônico: (21) 3938-6555