Laboratório de Imunopatologia
Chefe do Laboratório: Cristina Maeda Takiya
Programa Temático: Imunobiologia
Apresentação:
O laboratório de Imunopatologia apresenta alta performance e técnicas atualizadas e contextualizadas por protocolos internacionais em imunoistoquimica, atuando nesta modalidade desde 2005. A principal atividade do laboratório consiste em estudar os mecanismos de lesão, reparo/regeneração em tecidos humanos e não-humanos; e estudar o comportamento de células malignas em cultura tridimensional. A atividade secundária do laboratório é orientar de forma sistemática alunos de pós-graduação e pós-doutoramento, em sistema de colaboração com inúmeros laboratórios do IBCCF. Estes alunos são orientados a como realizarem a obtenção de preparados histológicos permanentes (lâminas) para estudo ao microscópio óptico de células e tecidos. Assim como, os alunos são orientados na correta utilização das técnicas de imunoistoquimica. Dessa forma, contribui na formação de recursos humanos na área de imunopatologia, os quais estão atuando em diversas instituições brasileiras e estrangeiras.
Linhas de Pesquisa:
- Dano e Reparação/Regeneração Tecidual – O objetivo desta linha de pesquisa é identificar os mecanismos de dano e reparação/regeneração envolvendo (1) o rim humano (enxerto renal) e em modelos animais de injúria renal aguda e doença renal crônica; (2) a pele humana e modelo animal de reparação cutânea.
- Câncer – tem como objetivo estudar o comportamento das células malignas em cultivo tridimensional estabelecendo ensaios de viabilidade celular, migração e toxicidade a drogas neste contexto.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:
Técnicas histológicas, microscopia eletrônica, imunofluorescência, imunohistoquímica e hibridização in situ.
Modelo/Organismo de estudo:
- Biópsias protocolares ou não de enxerto renal humano e modelos animais (camundongo e ratos) de lesão aguda e crônica; modelos animais (camundongo ou ratos) de ferida excisional de espessura total.
- Linhagens de células tumorais humanas ou obtidas de pacientes. Esferoides tumorais são confeccionados e caracterizados.
Equipamentos multiusuários disponíveis no laboratório
- Microscópio de epifluorescência Eclipse E800 (Nikon) acoplado a máquina fotográfica digital Evolution VF (MediaCybernetics)
- Microscópio invertido com epifluorescência (Olympus IX70) equipado com máquina fotográfica digital (Qcolor 3, Olympus)
Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe
Pós-Docs:
Debora dos santos Ornellas
Mario Bianco
Alunos de Doutorado:
Felipe Mateus dos Santos Ornellas
Tamires da Silva Santos
Alunos de Graduação:
Namy Shiromoto
Contato telefônico: (21) 3938-6564