Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal
Chefe do Laboratório: Denise Pires de Carvalho
Programa Temático: Fisiologia e Biofísica Celular
Docentes:
Docentes Colaboradores:
Apresentação:
Os hormônios tireóideos exercem efeitos importantes sobre a morfogênese, o crescimento e a maturação de diversos órgãos e agem sobre várias etapas do metabolismo energético. As disfunções tireóideas que resultam em hipo- ou hiperfunção glandular têm geralmente repercussão clínica relevante devido à importância fisiológica dos hormônios da tireóide. Os projetos de pesquisa desenvolvidos visam a elucidar as etapas da biossíntese hormonal tireóidea, sua regulação, metabolização e os mecanismos intracelulares que controlam a proliferação da célula folicular tireóidea. Esses estudos contribuirão sobremaneira para a compreensão da etiopatogenia das doenças tireóideas; da dishormonogênese ao câncer de tireóide. Desenvolvemos ainda projetos visando a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na regulação do gasto energético e da massa corporal pelos hormônios da tireóide e pelos glicocorticóides, pois diversos trabalhos na literatura apontam que a administração de glicocorticóides a ratos e camundongos, levam a uma alteração da composição corporal, com ganho significativo de adiposidade visceral.
Os objetivos gerais relacionados às linhas de pesquisa são os de compreender os mecanismos de regulação da função tireóidea por fatores de crescimento e estrógenos, pela tireoglobulina e pelo iodo, bem como as vias de sinalização intracelulares relacionadas à carcinogênese tireoidiana. Pretende-se ainda avaliar se a diminuição dos hormônios gonadais, nos animais velhos, contribuiria para as alterações do eixo hipófise-tireóide observadas durante o envelhecimento. As informações obtidas são de interesse inclusive para a saúde humana, considerando-se que há crescente aumento no número de idosos na população e a prevalência do hipotireoidismo sub-clínico é maior na população de idosos do que nos adultos jovens. Outra linha de pesquisa está relacionada aos efeitos de interferentes endócrinos sobre a função tireóidea, pois há aumento da prevalência de câncer tireoidiano e sobrepeso na população. Para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, utilizamos modelos animais, culturas de células e bócios humanos. As abordagens técnicas usadas nestes estudos vão desde dosagens enzimáticas e hormonais, até técnicas mais avançadas de biologia molecular.
Linhas de Pesquisa:
- Carcinogênese tireóidea: marcadores moleculares e novas perspectivas terapêuticas.
- Papel da Homeostase Redox sobre a Fisiologia e Fisiopatologia Tireoidiana.
- Regulação Hormonal do Gasto Energético e da Massa Corporal.
- Envelhecimento e função tireóidea.
- Interferentes endócrinos sobre a fisiologia e fisiopatologia tireoidiana.
- Estresse e efeito dos glicocorticóides sobre o metabolismo.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:
RT-PCR; Western blot; radioimunoensaio; cultivo celular; dosagem de NADPH oxidades; Medidas de estresse oxidativo; dosagem de enzimas anti-oxidantes; dosagem de peroxidases.
Modelo/Organismo de estudo:
Ratos; cultivo de linhagens celulares.
Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe
Colaboradores:
Ana Paula Santos da Silva de Oliveira
Andrea Cláudia Freitas Ferreira
Eduardo Rios Morris
Leandro Miranda Alves
Pós-Docs:
Camila Ludke Rossetti
Carlos Frederico Lima Gonçalves
Fabio Hecht
Juliana Cazarin
Mariana Pires Cavalcanti Teixeira
Alunos de Doutorado:
Niedson Correia de Lima Junior
Francisca Diana Paiva Melo
Marcelle Novaes Andrade
Corpo Técnico:
Vinicius Vieira de Lima
José Humberto Tavares de Abreu
Norma Lima de Araújo Faria
Wagner Nunes Bezerra
Alunos de Iniciação Científica:
Eliza Freitas Passos
Marcilene Aparecida da Silva Carmo
Mariana de Barros Quintslr
Contato telefônico: (21) 3938-6552