Programas Temáticos do IBCCF

IBCCF | UFRJ

Programas Temáticos
do IBCCF

IBCCF | UFRJ
Laboratório de Traçadores em Ciências Ambientais Wolfgang Christian Pfeiffer
Chefe do Laboratório: Jean Remy Davée Guimarães
Programa Temático: Biofísica Ambiental
Docente:
Apresentação:

Criado em 2000, este laboratório surgiu do Lab. de Radioisótopos Eduardo Penna Franca, com o qual segue mantendo estreita colaboração. Está sob a responsabilidade de Jean Remy Davée Guimarães, Mestre e Doutor em Ciências pelo IBCCF em 1982 e 1992 respectivamente, Prof. Adjunto desde 1993, após dez anos como pesquisador no Dpto. de Proteção Radiológica Ambiental do Inst. de Radioproteção e Dosimetria da CNEN.

O laboratório dedica-se à aplicação de isótopos radioativos – e mais recentemente também estáveis – em ciências ambientais, em particular no estudo do ciclo e da especiação química de poluentes metálicos em ambientes aquáticos, sendo pioneiro nos estudos sobre a metilação microbiana do mercúrio. Por extensão, dedica-se ao desenvolvimento e padronização de métodos radioquímicos para medidas de atividade microbiana em sedimentos, água, solos, perifíton de plantas aquáticas e outras matrizes.

Também se dedica a análises de mercúrio total e metilmercúrio em matrizes ambientais incluindo água, com técnicas como espectrofotometria de absorção atômica de vapor frio e espectrofotometria de fluorescência atômica, em colaboração com o Lab. de Radioisótopos. Subsidia outros grupos no planejamento e execução de experimentos radioquímicos e da gerência de rejeitos,  em proteção radiológica e em questões regulatórias junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear.

A equipe do laboratório realiza estudos por meio de experimentos laboratoriais e, por se tratar de um tema que envolve diversos ecossistemas, os trabalhos  de campo ocorrem em diversos tipos de ambiente (e.g.; rios, reservatórios e ilhas oceânicas) e regiões (e.g.; Mata Atlântica, Amazônia, Ecossistemas Marinhos e Costeiros do Brasil e Antártica). Participa de diversos projetos trans-disciplinares com ênfase na interação meio ambiente e saúde, com colaboradores nacionais (UNIR, UNB, USP, FIOCRUZ, INPA, UFMT, UFF e IFPA) e estrangeiros (UBC, Canadá; IDAEA, Espanha; Univ. de Córdoba, Colômbia; Univ. de Concepción, Chile e UCSB, EUA) e, com forte componente de formação de recursos humanos para a pesquisa. Em suma, o laboratório dedica-se aos estudos de Química Ambiental e Ecologia mais especificamente voltada aos poluentes.

Linhas de Pesquisa:
  • Ciclo de mercúrio e metilmercúrio em ambientes aquáticos naturais;
  • Técnicas analíticas para medidas de traços de mercúrio e metilmercúrio em matrizes ambientais;
  • Estudos sobre a metilação de mercúrio com técnicas radioquímicas;
  • Estudos sobre dispersão, exposição e efeitos de elementos-traço e pesticidas em populações humanas.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Espectrometria gama e cintilação líquida; espectrofotometria de absorção atômica de vapor frio e espectrofotometria de fluorescência atômica, em colaboração com o Lab. de Radioisótopos.

Modelo/Organismo de estudo:

Peixes, macrófitas aquáticas, plâncton, aves, sedimentos, solos, água.

Seis publicações mais relevantes do laboratório:
Equipe

Alunos de Doutorado:

Tainara Ferrugem Franco

Thaís de Castro Paiva

Gabriel Oliveira de Carvalho

Alunos de Mestrado:

Henrique Alencar Meira da Silva