Laboratório de Biomembranas
Chefe do Laboratório: Marcelo Einicker Lamas
Programa Temático: Fisiologia e Biofísica Celular
Docentes:
Apresentação:
O Laboratório de Biomembranas (LaBiom) tem como principais interesses, os sistemas de sinalização celular deflagrados por lipídios bioativos, e como estes lipídios bioativos são gerados em células, tecidos e órgãos tanto de forma fisiológica como fisiopatológica, ou seja, de que maneira estes lipídios bioativos participam em eventos moleculares e celulares nos processos de lesão e reparo tecidual. Dentre os lipídios bioativos, temos maior interesse na Esfingosina-1-fosfato (S1P), Ácido Lisofosfatídico (LPA), Ceramidas, Prostanóides, derivados de ácidos graxos como os endocanabinóides e as resolvinas. O LaBiom direciona suas atividades para a Medicina de Precisão e a Nanomedicina, a partir de abordagens transdisciplinares que integram a Biologia Celular, Bioquímica, Fisiologia e mais recentemente a Nanotecnologia e as Ciências “ÔMICAS”, com foco na metabolômica e na lipidômica. É nosso interesse utilizar da precisão destas metodologias para tentar buscar novos e precoces biomarcadores de lesão e de reparo tecidual, inicialmente com um foco nas doenças renais e em modelos in vitro e in vivo para diferentes nefropatias.
O LaBiom possui importantes parcerias internacionais com Instituições da Europa, como o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga, Portugal; Universidade Nova de Lisboa; e com o The Endocannabinoid Research Group da Universidade de Nápoles, Itália. Aqui na América do Sul, temos uma colaboração com a Universidade de Rosário, Argentina e com o Instituto de Biologia Celular y Molecular de Rosário, Argentina. Dentre as colaborações que temos no Brasil, destaco aquela com o grupo do Dr. Rafael Garrett, Chefe do Laboratório de Metabolômica (LabMeta) do LADETEC, Instituto de Química da UFRJ, onde temos toda a parte de análises de homogenatos celulares, meios condicionados e material biológico diverso para as ciências ÔMICAS.
Linhas de Pesquisa:
- Sinalização Celular.
- Lipídios Bioativos.
- Homeostase de cobre.
- Terapias celulares.
- Células tronco.
- Medicina de Precisão.
- Metabolômica e lipidômica.
- Biomarcadores de lesão e de reparo tecidual.
- Nanomedicina.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:
Cultura de células renais humanas e de outras origens; cultura de células tronco de diferentes origens e capacidades; imunofluorescência; separação e identificação de proteínas por SDS-PAGE e imunoblotting; PCR; extração e identificação de lipídios por cromatografia em camada fina (TLC) e por cromatografia líquida de alta performance (HPLC); espectrometria de massas; ensaios bioquímicos de atividade enzimática, fosforilação, entre outros.
Modelo/Organismo de estudo:
Células renais humanas (ou de outra origem, quando necessário); células tronco embrionárias humanas; células tronco mesenquimais de medula óssea e de tecido adiposo de origem murina; modelos pré-clínicos de lesão por isquemia e reperfusão renal (Ratos) e modelo de Obstrução Ureteral Unilateral (Ratos).
Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe
Alunos de Doutorado:
Gloria Maria Ramalho Soares Grelle
Teresa Puig Pijuan
Alunos de Mestrado:
Pedro Pompeu Fernandes Da Costa
Alunos de Iniciação Científica:
Dayanne Christine Sousa E Silva
Fernanda Dias Nader
Letícia Oliveira De Vasconcellos Nacif
Corpo Técnico:
Celso Pereira
Contato telefônico: (21) 3938-6521