Programas Temáticos do IBCCF

Programa Temático: Neurobiologia
Docente:
Apresentação:

A emoção pode ser considerada como uma predisposição para a ação. A identificação de pistas de segurança ou de ameaça disparam processos fisiológicos voltados respectivamente para comportamentos apetitivos ou defensivos. Predisposições motivacionais automáticas são continuamente evocadas pelas pistas ambientes, de maneira involuntária e inconsciente, e exercem forte efeito nas decisões e comportamentos. As linhas de pesquisa do Laboratório de Neurobiologia empregam abordagens multi e transdisciplinares para investigar (i) substratos neurais e fatores de vulnerabilidade e resiliência face a eventos traumáticos, e (ii) substratos neurais e comportamentos voltados para motivação implícita de vinculação social. São foco das pesquisas problemas sociais como efeitos da exposição à violência urbana e sequelas do isolamento social. Neste, inclui-se a exclusão social associada ao preconceito implícito e ameaça pelo estereótipo. Prevê-se que desdobramentos das pesquisas possam fornecer subsídios para a prevenção e tratamento de efeitos deletérios para a saúde mental e física decorrentes do estresse e do isolamento social, e contribuir para a reversão das desigualdades de oportunidades enfrentadas por pessoas pertencentes a grupos estigmatizados.

Linhas de Pesquisa:
  • Modulação neural e comportamental em contextos de vinculação social: efeitos deletérios do isolamento social.
  • Investigação do processamento neural de pistas de segurança no Transtorno de Estresse Pós-traumático
  • Projetos de extensão:
    • Descontruindo estereótipos: por uma sociedade mais justa e igualitária.

• Viés implícito e Ameaça pelo estereótipo: o que a neurociência tem a nos dizer?

Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Ressonância magnética anatômica e funcional; eletroencefalografia; eletrocardiografia; eletromiografia; psicometria; cronometria mental (tempo de reação) e posturografia.

Modelo/Organismo de estudo:

Humanos – estudantes universitários, pacientes com Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):

Pós-Docs:

Aline Furtado Bastos Campos

Vanessa Rocha Rego

Monica Correa

Alunos de Doutorado:

Camila Franklin Martins

Olga Grichtchouk

Alunos de Mestrado:

Aline Cardoso

Luana Mello da Silva

Alunos de Iniciação Científica: