Programas Temáticos do IBCCF

IBCCF | UFRJ

Programas Temáticos
do IBCCF

IBCCF | UFRJ
Laboratório de Glicobiologia Estrutural e Funcional
Chefe do Laboratório: Adriane Regina Todeschini
Programa Temático: Fisiologia e Biofísica Celulsar
Docente:
Apresentação:

As mudanças nos hábitos alimentares globalmente têm aumentado a incidência de doenças metabólicas, com ênfase para neoplasias e diabetes. A principal linha de pesquisa do Laboratório de Glicobiologia Estrutural e Funcional (LaGEF) é estudar a importância dos açúcares na progressão tumoral. Diferente das células normais células tumorais apresentam uma elevada captação de glicose e uma glicosilação aberrante. Os açúcares presentes nas glicoproteínas de mamíferos são majoritariamente oriundos do metabolismo da glicose. De 2-5% da glicose captada pelas células é desviada para a via de biossíntese das hexosaminas que gera UDP-GlcNAc como produto final. O UDP-GlcNAc e seus derivados UDP-GalNAc e CMP-Neu5Ac são substratos para glicosilação de proteínas que desempenham papéis críticos em processos intra- e extracelulares como sinalização, reconhecimento celular, modulação do sistema imune e oncogênese. Nosso grupo tem demonstrado a importância da glicosilação em alguns tipos tumorais incluindo câncer de colón, no processo de transição epithelial-mesequimal, e como um possível mecanismo molecular que liga alguns tipos de tumores com a diabetes. Ainda, estudamos a importância dos carboidratos na interação parasita/hospedeiro. O LaGEF mantém colaborações com outros laboratórios da UFRJ, além de outras universidades brasileiras (UFF, UFPE, UERJ e UFSC) e internacionais (Johns Hopkins University, Baltimore; Boston University, Boston; Kansas University, KC, EUA e University of Basel, Switzerland).

Linhas de Pesquisa:
  • Via das Hexosaminas.
  • Câncer.
  • Ácido Siálico.
  • O-GlcNAc.
  • Glicoproteínas N- e O- ligadas.
  • Transiçõ Epitelial-Mesenquimal.
  • Diabetes.
  • Estudos de vias de sinalização envolvendo O-GlcNAc.
  • Interação Parasita-Hospedeiro.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Caracterização e analise de glicoproteínas através de lectinas, cromatografia liquida, espectroscopia de ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas; Identificação de proteínas com O-GlcNAc por Imunoprecipitação e Western-Blot; Analise de glicolipídeos por cromatografia de camada fina; Purificação de proteínas; citometria de fluxo; ELISA; Enzimologia ; microscroscopia ótica e de fluorescência.

Modelo/Organismo de estudo:

Cultura de células tumorais; modelos animais; indução de diabetes e tumor de colón em camundongos; Trypanosoma cruzi; Plasmodium.

Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe

Colaborador:

Prof. Frederico Alisson Silva

Alunos de Doutorado:

Amanda Vergueiro Leonel       

Ana Luiza dos Santos Lopes

Daniela Maria dos Santos Lucena

Alunos de Mestrado:    

Hector Franco Barbosa Rhault Loponte

Philippe Caloba Oliveira de Mattos Cruz

Ronan Christian dos Santos

Alunos de Iniciação Científica:

Ana Natália Pessoa da Silva

Guilherme de Souza Meireles

Hilary Cesário Gonçalves

Júlia da Conceição Gomes