Programas Temáticos do IBCCF

IBCCF | UFRJ

Programas Temáticos
do IBCCF

IBCCF | UFRJ
Laboratório de Biologia Molecular de Vírus
Chefe do Laboratório: Clarissa Damaso
Programa Temático: Biologia Molecular e Estrutural
Apresentação:

O Laboratório de Biologia Molecular de Vírus (LBMV) foi criado em 1991, mas desde 1981 o grupo tem como foco o estudo dos poxvírus (Poxviridae) – uma família de vírus grandes e complexos, com genoma DNA, e cujo membro mais notório é o vírus da varíola. Ao longo dos anos, o LBMV tem se interessado por diversos aspectos da biologia dos poxvírus, usando como modelo de estudo o vírus vaccinia (VACV), protótipo da família. Em 1999, descobriu e caracterizou uma nova cepa de VACV, o vírus Cantagalo, e em 2012 caracterizou o vírus Cotia. Tem participado ativamente de comitês nacionais e internacionais com foco em virologia e/ou poxvírus, publicado diversos trabalhos científicos em periódicos internacionais indexados e contribuído com a formação de vários mestres e doutores.

Linhas de Pesquisa:
  • Diversidade genotípica de isolados clínicos do vírus Cantagalo: análise dos genomas, investigação das características biológicas em cultura de células e em modelo animal.
  • Diversidade genotípica de clones do vírus vaccinia cepa IOC: análise dos genomas, investigação das características biológicas em cultura de células e em modelo animal, relações genético-evolutivas com cepas antigas de vacinas antivariólicas.
  • Análise genômica e estudo das relações genético-evolutivas de vacinas antivariólicas antivariólicas do século 19 e início do século 20.
  • Investigação histórica das vacinas antivariólicas do século 19 e início do século 20.
  • Ação de antivirais sobre o ciclo replicativo do vírus vaccinia.
  • Interação poxvírus-células hospedeiras: estudo da indução/inibição de autofagia e envolvimento de genes de virulência na evasão da resposta antiviral celular.
  • Vírus Cotia: modulação de processos celulares e patogênese.
  • Varíola e a Biodefesa Brasileira.
Principais técnicas/metodologias utilizadas:

Infecção viral; ensaios de imunofluorescência; PCR e PCR em tempo real; bioinformática aplicada a montagem e análise de genomas virais; Imunoensaios (ELISA), ensaios de placa viral, PRNT; Western Blot.

Modelo/Organismo de estudo:

Poxvírus: vírus vaccinia, vírus Cotia, vírus swinepox.

Equipamentos multiusuário disponíveis no laboratório

Ultracentrífuga; distilador de água.

Cinco publicações mais relevantes do laboratório (clicar no artigo para acessá-lo):
Equipe

Pós-Doc:

Aline Rosa Vianna de Souza

Aluno de Doutorado:

Régis Linhares Oliveira

Aluno de Mestrado:

Desiree dos Santos Nunes

Alunos de Iniciação Científica:

Beatriz Bittencourt Albuquerque

Danielle Velasco de Andrade

Matheus Nobrega Luques Alves da Costa

Samuel Hir

Contato telefônico: (21) 3938-6510

Clique aqui para enviar e-mail para o chefe do laboratório

Links para mídias sociais: https://twitter.com/Virus_UFRJ

Ensaio de Imunofluorescência: células BSC-40 infectadas com vírus Cotia (verde). Actina (vermelho); DNA (azul). Afonso, Mermelstein, Damaso (2009).
foto_CTGV_MET
Microscopia eletrônica de transmissão: Partículas virais do tipo wrapped vírus do vírus Cantagalo em células BSC-40. Jesus, Attias, Moussatché e Damaso (2011).